A Hortelã-pimenta é uma planta medicinal e erva aromática, também conhecida como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda, que pode ser usada no tratamento de problemas de estômago, dores e inflamação nos músculos, dores de cabeça e enjoo na gravidez e não deve ser usada para emagrecer.
Para que serve:
A Hortelã-pimenta pode servir para diversas aplicações, podendo ser usada no tratamento dos seguintes casos:
Problemas no estômago, gastrite, má digestão, náuseas e vômitos: ajuda a tratar problemas digestivos, pois acalma o estômago, ajudando também a acalmar as náuseas e os vômitos. Para o tratamento destes casos é recomendada ingestão de chá de Hortelã-pimenta ou de gotas de óleo essencial.
Problemas na pele, coceira e urticária: pode ser usada no tratamento de problema na pele, pois tem uma ação anti-inflamatória e calmante. No tratamento destes caos é recomendada a utilização de óleo essencial, que pode ser aplicado diretamente na pele ou adicionado á água fervente para fazer inalações.
Excesso de gases e cólon irritável: ajuda a acalmar o intestino, e por isso pode ser utilizada para diminuir a produção de gases e no tratamento do intestino irritável. Nestes casos é recomendada a utilização de óleo essencial ou de cápsulas de Hortelã-pimenta resistentes aos sucos gástricos, contendo extratos secos da planta ou óleo essencial.
Dores musculares, nervosas e inflamações: ajuda no alívio da dor e inflamação muscular e nervosa, ajudando assim em casos de dores nos músculos, dores nos nervos, dores causadas pela atividade física ou em caso de dores reumáticas. Para o tratamento destes casos devem ser usadas preparações de óleos essenciais de Hortelã-pimenta, que podem ser usados para massagear o local.
Dores de cabeça e enxaquecas: alivia as dores de cabeça, especialmente dores de cabeça causadas por tensão ou enxaquecas. Nestes casos devem ser usados óleos de Hortelã-pimenta, que podem ser aplicados diretamente na testa ou perto do canto do olho em cima da orelha.
Tosse, resfriado comum: ajuda a limpar os pulmões, a acalmar a irritação na garganta, a diminuir a tosse e a desentupir o nariz. No tratamento destes casos é recomendada ingestão de gotas de óleo essencial de Hortelã-pimenta ou de chá preparado com as folhas da planta.
Problemas na boca: ajuda a acalmar, a reduzir a dor e a inflamação de feridas na boca. Para o tratamento destes casos é recomendada a utilização de folhas de Hortelã-pimenta, que podem ser adicionadas a água fervente, para fazer inalações, bochechos ou gargarejos.
Inchaços: alivia os inchaços no corpo, pois acalma, refresca e estimula a circulação sanguínea. Nestes casos devem ser usados óleos de Hortelã-pimenta, que podem ser aplicados diretamente no local do inchaço.
Mau hálito: por apresentar um cheiro e sabor refrescante e propriedades antissépticas, ajuda a eliminar o mau hálito. Nestes casos é recomendada a ingestão de chá de Hortelã-pimenta ou mastigar a folhas de hortelã fresca.
A Hortelã-pimenta deve ser usada com moderação, pois o seu uso em excesso pode causar reações de alergia ou mesmo a irritação das mucosas do estômago.
Creditos: TuaSaude
Declaração Nutricional
- Água: 78.65 g
- Valor energético: 70 kcal
- Proteína: 3.75 g
- Gorduras totais: 0.94 g
- Carboidratos (por diferença): 14.89 g
- Fibra alimentar: 8 g
- Cálcio: 243 mg
- Ferro: 5.08 mg
- Magnésio: 80 mg
- Fósforo: 73 mg
- Potássio: 569 mg
- Sódio: 31 mg
- Zinco: 1.11 mg
Condições de Conservação e /ou Utilização
Conservar num lugar fresco e seco
Origem
Portugal
A Horta da Maria tem como missão ajudar as famílias Portuguesas a melhorar a qualidade dos alimentos que consomem, sempre apoiados na filosofía de levar aos consumidores os melhores produtos nacionais, provenientes diretamente dos produtores.
As melhores frutas, vegetais, mercearias e cabazes entregues ao domicílio só mesmo com a Horta da Maria!
Avaliações
Ainda não existem avaliações.