Qualidades benéficas do topinambour
O topinambour provém dos países da América do Sul, onde é usado ativamente na culinária das tribos indígenas. Uma destas tribos deu o nome a este tubérculo, também chamado de “alcachofra de Jerusalém”, “pera de terra” e “raiz-do-sol”. Cada um dos nomes tem a sua lógica.
Do ponto de vista do seu valor nutricional, o topinambour pode competir com a batata que é tao popular e que também foi trazida do outro lado dos oceanos. Além disso, ao contrário das batatas, não é de todo caprichoso no cultivo, é resistente a pragas, é colhido por muitos anos. Mas a principal vantagem do topinambo em comparação com as batatas é o índice de vitaminas e minerais.
A composição química do topinambo inclui:
açúcares, pectinas, proteínas e aminoácidos, fibras dietéticas que são fibras vegetais dificilmente digeríveis, que no corpo humano desempenham funções de desintoxicação e de excreção, a sua quantidade no topinambo não diminui mesmo com o processamento de alimentos, sais minerais de silício, cálcio, potássio, ferro e zinco, fósforo, magnésio, vitaminas – a maioria de todas as vitaminas do grupo B (em particular a vitamina B1) e também a vitamina C.
O consumo regular do topinambour tem um efeito positivo nos níveis de açúcar no sangue, diminui a sua concentração devido ao conteúdo de uma substância específica – inulina. Este facto torna o topinambo incrivelmente apropriado na dieta dos diabéticos, bem como na prevenção deste distúrbio metabólico.
O consumo de vários tubérculos de topinambour por semana terá um efeito positivo sobre os processos digestivos. Muitos estudos clínicos demonstraram que o topinambo melhora o funcionamento dos órgãos digestivos:
a mesma inulina liga e remove do sangue as substâncias tóxicas que entram no intestino durante a digestão dos alimentos; a inulina acelera a atividade do trato gastrointestinal e da vesícula biliar; a composição do topinambo tem um efeito positivo sobre o estado das membranas mucosas e na circulação sanguínea nelas, e, portanto, é recomendado para atuar contra os processos inflamatórios e ulcerativos desta área; o topinambo tem efeito antiemético e anti-náusea, alivia a azia e o gosto amargo na boca, elimina a dor e o inchaço do ventre.
Os estudos mostraram que uma dose do topinambour tem um efeito descongestionante (para um edema tanto de origem renal quanto cardíaca),e de acordo com os cientistas, a razão para este efeito está nas propriedades diuréticas do tubérculo.
Sendo uma fonte de antioxidantes, o topinambour neutraliza os efeitos negativos dos radicais livres, permite que o corpo resista ativamente à microflora patogénica.
O topinambour protege o organismo contra as bactérias patogênicas e as invasões parasitárias. Isto diz respeito tanto ao efeito sobre o sistema imunológico, quanto, por exemplo, à proteção do intestino contra giardíase e opistorquíase. Uma microflora normal nos intestinos é uma promessa da imunidade forte, e o topinambo ajudará neste combate.
Declaração Nutricional
- Calorias 73
- Gorduras Totais 0 g
- Gorduras Saturadas 0 g
- Colesterol 0 mg
- Sódio 4 mg
- Potássio 429 mg
- Carboidratos 17 g
- Fibra Alimentar 1,6 g
- Açúcar 10 g
- Proteínas 2 g
Denominação
Topinambour
Condições de Conservação e /ou Utilização
Local seco e fresco
Origem
Portugal
Créditos FatosDeSaúde
Peso | 0.55 kg |
---|
Avaliações
Ainda não existem avaliações.