Propriedades
As rosas possuem algumas vitaminas e minerais e têm baixo teor calórico, cerca de 40 calorias por 100 g. São ricas em vitaminas C, B, E, K e taninos, podendo ser empregues em tratamentos renais, diarreias, infecções intestinais, inflamações dos olhos, inflamações bucais e úlceras.
As pétalas de rosa têm inúmeras utilidades culinárias, podem ser consumidas em cru, temperadas ou não, e cozinhadas, podendo ser parte integrante de entradas, pratos principais e sobremesas.
Harmonizam bem em saladas, entradas diversas, no pão, bolos, biscoitos e doces. Na cozinha árabe, a essência de rosas é tradicionalmente utilizada em cremes, mousses e sumos de frutas, principalmente em limonadas e sumos de laranja uma vez que confere um sabor exótico. Normalmente, a essência é feita através de uma infusão para concentrar o sabor a rosas.
Quando se pretende preparar um prato quente com rosas, apenas se adicionam às receitas depois do preparo já ter ido ao lume, pois as altas temperaturas comprometem as características naturais. O utilizador deve, ainda, saber escolher a flor em função do prato que pretende preparar. Há espécies com um sabor mais acre, mais adocicado ou mais amargo. Tal como qualquer outro ingrediente, as flores comestíveis têm que ser utilizadas com sensatez.
As rosas podem também ser utilizadas para aromatizar vinagres, azeites, óleos, licores, escurecer vinhos, geleias, fazer chá e ser cristalizadas.
Denominação
Flor Rosa
Declaração Nutricional
- 72 calorias
- 10,9 g carboidratos
- 1,84 g proteínas
- 0,28 g extrato etéreo
- 3,5 g fibras.
Condições de Conservação e /ou Utilização
Conservar num lugar fresco e seco
Origem
Portugal
Créditos AgroNegocios
Peso | 0.11 kg |
---|
Avaliações
Ainda não existem avaliações.